A deputada estadual Rosa Amorim (PT) lançou, neste sábado (13), sua pré-candidatura a deputada federal durante o 35º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco. Militante histórica do movimento, a parlamentar afirmou que a decisão atende a uma diretriz nacional do MST de ampliar a presença de representantes ligados aos movimentos populares no Congresso Nacional.
“É com muito orgulho que hoje eu aceito a tarefa que me foi dada pelo MST e coloco meu nome à disposição do povo pernambucano para fazer parte do time de Lula na Câmara dos Deputados”, declarou Rosa Amorim. Segundo ela, o projeto político da pré-candidatura está alinhado às diretrizes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Eu sou filha do MST, venho das mãos calejadas que plantam, venho da resistência dos que nunca aceitaram que o Brasil fosse um país de poucos”, acrescentou.
O dirigente nacional do movimento, Jaime Amorim, destacou que a eleição da parlamentar faz parte de um esforço mais amplo. “Esta não é mais uma decisão política, é uma tarefa nossa eleger Rosa como deputada federal. Mas não queremos eleger só Rosa, queremos eleger deputados e deputadas de esquerda que tirem esses que só trabalham em seu próprio favor”, afirmou.
Eleita em 2022 com mais de 42 mil votos, Rosa Amorim entrou para a história como a primeira parlamentar Sem Terra e assumidamente LGBTQIAPN+ da Alepe. Atualmente, preside a Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e coordena a Frente Parlamentar de Combate à Fome.
O ato político também marcou a confirmação da dobradinha em Caruaru com Anderson Luiz, secretário de Articulação Política do município e pré-candidato a deputado estadual pelo PSD. A aliança conta com o apoio do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), consolidando um palanque conjunto na principal cidade do Agreste Central.
O lançamento reuniu lideranças políticas, sindicais e de movimentos sociais, entre elas Shirley Abreu, diretora de governança fundiária do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Sérgio Goiana, secretário de Finanças e Planejamento do Diretório Estadual do PT; Jerônimo Galvão, presidente da Federação PSOL-Rede em Pernambuco; Ivete Caetano, presidenta do Sintepe; além de vereadores e representantes de movimentos como o MCP, PJR, MUST, Campanha Mãos Solidárias e Incra.
