Secretaria de Saúde realiza ações de combate ao fumo

Mário Flávio - 29.08.2012 às 08:30h

A Secretaria de Saúde de Caruaru comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo com ações educativas, nesta terça-feira, 29. Serão realizadas palestras com estudantes da Escola Professor Machadinho e Agentes Comunitários de Saúde, panfletagens nos NASFs – Núcleos de Apoio à Saúde da Família, dos bairros São João da Escócia, Salgado e Rafael e um café da manhã com um grupo de abordagem intensiva ao fumante. As atividades têm início a partir das 8h.

O tabagismo é considerado a maior causa de morte evitável em todo o mundo, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, só no Brasil, 200 mil pessoas morrem anualmente. No mundo, os números ultrapassam a marca de 4 milhões. A estimativa é que em 2030, o número de mortos chegará a 10 milhões.

Embora todos os anos sejam realizadas campanhas de combate ao fumo, atingimos a marca de 1,2 bilhão de usuários do cigarro em todo o planeta. Três datas representam à luta contra o tabaco, são elas: Dia Mundial Sem Tabaco (31 de março), Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) e Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).

Esse cenário mostra a fragilidade do tema. Só para se ter ideia dos riscos que o uso do cigarro representa, a Organização Mundial de Saúde – OMS, elenca mais de cinquenta doenças associadas ao consumo do tabaco. De acordo com o INCA, o tabagismo está relacionado a 25% das mortes causadas por doença coronariana, 45% das causadas por infarto agudo do miocárdio, 85% das por bronquite e efisema, 25% das vasculares, além dos cânceres de boca, laringe, faringe, esôfago e outros.

Tendo em vista os dados alarmantes, a responsável pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Alba Cristina, explica a importância das ações realizadas no município. “Disponibilizamos, em Caruaru, o programa Antitabagismo, para quem tem vontade de parar de fumar, mas não consegue. Oferecemos estrutura com médico e psicólogo, que fazem orientação e tratamento medicamentoso nos pacientes,” informa.