
O feriado de 7 de Setembro, que marca a Independência do Brasil e dá início à temporada de sol e mar, contará com um esquema especial de segurança em Pernambuco. A Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas Operativas montaram uma estratégia robusta para garantir tranquilidade em três grandes frentes: as praias do litoral, as ladeiras de Olinda com as primeiras prévias carnavalescas e o tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência.
Ao todo, serão mobilizados 1.760 profissionais da segurança pública em ações de policiamento ostensivo e preventivo. A secretária-executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti, destacou a missão do plano. “Nossa missão nesses importantes eventos é garantir o policiamento ostensivo preventivo, assegurar a tranquilidade da população e manter a ordem pública durante um dos períodos de maior movimentação no Estado, inclusive nas praias, tanto para os pernambucanos quanto para os turistas que visitam a região”, afirmou.
Tecnologias e monitoramento
O esquema contará com o suporte de tecnologias de ponta. Drones farão a transmissão de imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), que coordenará o monitoramento das ocorrências. O centro também receberá dados das 325 câmeras de videomonitoramento da SDS espalhadas pela Região Metropolitana do Recife, além do espelhamento das câmeras da Prefeitura de Olinda para acompanhar as prévias carnavalescas.
Além disso, aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) estarão em operação, garantindo cobertura aérea nas áreas de maior fluxo. A integração entre os diversos órgãos de segurança busca não apenas inibir ações criminosas, mas também assegurar que os festejos e celebrações cívicas ocorram de forma tranquila e organizada.
As forças policiais estão prontas para garantir a segurança dos foliões que forem curtir a abertura das prévias carnavalescas no Sítio Histórico da Marim dos Caetés. Com expectativa de um grande público, a operação contará com 405 policiais militares distribuídos em pontos estratégicos. O efetivo será composto por policiais do BPTur e de unidades especializadas, como CIPCães, BPA, RPMon, BPRv, BPTran e CIPMoto. O lançamento do policiamento ocorrerá em dois momentos, na Academia Santa Gertrudes, garantindo uma cobertura ampliada durante toda a festa. “Vamos avaliar o início da operação e, se necessário, haverá redirecionamento do efetivo para as próximas datas”, garantiu o diretor adjunto de Planejamento Operacional da PMPE, coronel Hélio Santos.
