
Depois do EP Caruarus, com quatro faixas, lançado em 2021, Ortinho arremessa agora o álbum Caruarus, inteiramente dedicado ao forró, do qual Caruaru, no Agreste pernambucano, jacta-se de ser a capital. O caruaruense Ortinho começou na música no Recife, nos anos 90, em plena efervescência do manguebeat. Foi vocalista e compositor da Querosene Jacaré, a banda mais rock and roll daquela movimentação aberta para todos os sons. Espírito inquieto, logo estava em carreira solo, e trocaria o Recife por São Paulo.
Caruarus é, pois, um reencontro de Ortinho com a terra natal. O repertório, de nove músicas, começa com A vida É um Poema (parceria com Yuri Queiroga, também produtor do disco), uma marchinha junina (ou marchinha de roda). Meio esquecida, a Marchinha é a música mais típica do São João, era o que animava as quadrilhas do passado.
O pernambucano de Caruaru Ortinho preparou um show contagiante para o lançamento do seu mais novo álbum de forró, intitulado Caruarus, que, segundo o Jornalista e escritor José Teles, tem o clima do “Fé Na Festa de Gilberto Gil”. Essa nova obra de Ortinho está recheada de parcerias e participações, com destaque para a Rainha do Forró Anastácia, Zeca Baleiro, Chico César, Azulão (mestre do forró de Caruaru, que neste ano completa 80 anos), Riah e Josildo Sá e Lula Viegas. Para tanto, a banda (baixo, bateria, guitarra, percussão e sanfona) mescla músicos de raiz nordestina com músicos conhecidos da cena musical de Pernambuco.
O repertório do show conta com as nove faixas gravadas no álbum e se complementa com clássicos de mestres desse ritmo nordestino, como Luiz Gonzaga, Amelinha, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Elba Ramalho e Gilberto Gil, para citar alguns. Cinco reconhecidos artistas pernambucanos farão participações especiais – Josildo Sá, artista da cidade sertaneja de Itacaratu, o cantor Lula Viegas e a cantora Riáh, do alto sertão, Tonca Neves Guitarrista da extinta banda Querosene Jacaré) e Marco Polo, da Banda Ave Sangria, (que também assina uma das faixas do álbum Caruarus).
O show traz um resgate do ritmo de forró com a linguagem contemporânea de Ortinho e produção artística e arranjos de Yuri Queiroga, trazendo uma musicalidade atual que agrada a públicos diversos. A banda, composta por seus conterrâneos, vem com André Julião na sanfona, Júnior Franceis ( Zabumba), Peninha ( Cavaco), Marconiel( Bateria e percuteria), Slep ( Baixo), Yuri Queiroga ( Guitarra) e, no back vocal, Riáh e Yngrid Bittencourt. A produção e assessoria é da sua produtora Marah Rúbia, da Soplar Produções.