Silvio Costa Filho apresenta plano de sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos

Mário Flávio - 01.09.2025 às 15:02h

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta segunda-feira (1º) da 14ª edição do Fórum Nordeste, realizada em Pernambuco, e apresentou as principais diretrizes do plano de sustentabilidade que vem sendo desenvolvido pela pasta. O encontro reuniu representantes do setor sucroenergético e outros ministros de Estado.

De acordo com Costa Filho, a proposta está alinhada aos compromissos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de avançar na agenda ambiental sem abrir mão do crescimento econômico. Um dos pontos centrais abordados foi a produção do SAF (Sustainable Aviation Fuel), combustível sustentável que vem sendo utilizado pela aviação civil em diversos países e que será fundamental para reduzir a emissão de gases de efeito estufa no setor aéreo brasileiro.

O governo federal tem como meta introduzir 10% do combustível da aviação oriundo do SAF até 2050.

“É uma prioridade do governo do presidente Lula colocar na ordem do dia projetos que dialoguem com a sustentabilidade, descarbonização e a transição energética. Podem escrever: nos próximos 20 anos, o Brasil se transformará no maior exportador de SAF do mundo”, afirmou o ministro, destacando ainda que o setor sucroenergético será fundamental para esse avanço.

Costa Filho ressaltou também a relevância estratégica do etanol, especialmente o produzido no Nordeste, como combustível limpo e aliado da transição energética.

“O setor sucroenergético nordestino é um forte aliado na construção de um desenvolvimento sustentável. Ele representa não apenas energia renovável, mas também geração de emprego, renda e valorização da produção regional. O setor é muito importante para o Nordeste e para a economia brasileira, representando 2% do PIB nacional e empregando mais de 700 mil pessoas”, destacou.

Ao final do evento, o ministro reforçou que o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental precisam caminhar juntos.

“É fundamental que o Brasil continue crescendo, mas de forma sustentável. O Ministério de Portos e Aeroportos está comprometido com a pauta verde, seja na aviação, no setor naval ou na hidrovia. Esse é um compromisso do governo do presidente Lula e um legado que queremos deixar para as futuras gerações”, concluiu.

📸 Foto: Wesley D’Almeida