Silvio Costa Filho projeta Brasil como maior exportador de SAF no mundo durante Fórum Nordeste

Mário Flávio - 02.09.2025 às 11:38h

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta segunda-feira (1º), durante a 14ª edição do Fórum Nordeste, em Pernambuco, que o Brasil caminha para se tornar o maior exportador mundial do SAF (Sustainable Aviation Fuel), o novo combustível sustentável da aviação. O evento reuniu representantes do setor sucroenergético e outros ministros de Estado para debater os rumos da economia verde no país.

De acordo com Costa Filho, a produção do SAF está entre as prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem colocado a sustentabilidade e a transição energética no centro de sua agenda. O Brasil trabalha para introduzir 10% do combustível da aviação oriundo do SAF até 2050, numa estratégia que pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor aéreo e, ao mesmo tempo, consolidar o país como referência global.

— “É uma prioridade do governo do presidente Lula colocar na ordem do dia projetos que dialoguem com a sustentabilidade, descarbonização e a transição energética. Podem escrever: nos próximos 20 anos, o Brasil será o maior exportador de SAF do mundo”, destacou o ministro.

Setor sucroenergético como pilar do desenvolvimento

Silvio Costa Filho ressaltou ainda a importância do setor sucroenergético nordestino nesse processo. Para ele, o etanol, especialmente o produzido no Nordeste, é estratégico para o futuro do país.

— “O setor sucroenergético nordestino é um forte aliado na construção de um desenvolvimento sustentável. Ele representa não apenas energia renovável, mas também geração de emprego, renda e valorização da produção regional. O setor é muito importante para o Nordeste e a economia brasileira, representando 2% do PIB e empregando mais de 700 mil pessoas”, disse.

Crescimento sustentável como meta

Após o encontro, o ministro enfatizou que o crescimento econômico deve caminhar lado a lado com a preservação ambiental. Segundo ele, o Ministério de Portos e Aeroportos vem incorporando a agenda verde em diversas frentes, como a aviação, o setor naval e as hidrovias.

— “É fundamental que o Brasil continue crescendo, mas de forma sustentável. O Ministério de Portos e Aeroportos está comprometido com a pauta verde. Esse é um compromisso do governo do presidente Lula e um legado que queremos deixar para as futuras gerações”, reforçou Silvio Costa Filho.

Foto: Wesley D’Almeida