O vereador Silvio Nascimento apresentou, nesta semana, um requerimento na Câmara Municipal de Caruaru solicitando à Prefeitura e à Fundação de Cultura a criação do Museu da Feira da Moda, em espaço público municipal já existente. A proposta tem como foco preservar a memória e valorizar a importância histórica da feira, que é reconhecida como um dos maiores polos de confecções da América Latina.
A iniciativa prevê a cooperação entre feirantes, comunidade acadêmica e sociedade civil, reforçando a relevância cultural e econômica da feira, anteriormente conhecida como Feira da Sulanca. Além de movimentar a economia e gerar milhares de empregos diretos e indiretos, o espaço é símbolo da identidade caruaruense e representa a força do trabalho criativo do agreste pernambucano.
Segundo o vereador, o museu teria objetivos estratégicos, como preservar a memória e identidade local, valorizar a classe feirante, fomentar o turismo cultural, incentivar a educação e a pesquisa, além de otimizar o uso de patrimônios públicos já existentes.
“A Feira da Moda não é apenas comércio, é cultura, é identidade, é o retrato do nosso povo trabalhador. Criar o Museu da Feira é garantir que as futuras gerações conheçam a história que fez de Caruaru um dos maiores polos de confecção do Brasil. É um reconhecimento justo aos feirantes, costureiras e a todos que formam a cadeia produtiva que, com suor e criatividade, ajudaram a construir nossa cidade”, afirmou Silvio Nascimento.
