
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta terça-feira (9), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete aliados acusados de envolvimento em atos antidemocráticos. A sessão terá início com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que abre a fase de votação do processo.
A expectativa é que o julgamento se estenda até a próxima sexta-feira (12), quando poderá ser concluída a dosimetria das penas, caso os réus sejam condenados. O processo é considerado um dos mais relevantes da atual pauta do STF, por envolver diretamente a responsabilidade do ex-chefe do Executivo e de integrantes próximos em articulações investigadas pela Corte.
O caso ganhou forte repercussão nacional e internacional, já que trata da responsabilização de autoridades e lideranças políticas por ações contrárias à ordem democrática. A decisão do Supremo, portanto, terá peso histórico e pode impactar diretamente o futuro político de Bolsonaro e de seus aliados.
O andamento do julgamento será acompanhado de perto pelo meio político e jurídico, uma vez que o resultado deve repercutir também no cenário eleitoral de 2026, já que uma eventual condenação poderá afetar a elegibilidade do ex-presidente.