O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) definiu, nesta segunda-feira (3), a lista tríplice de advogados que concorrem à vaga do Quinto Constitucional, destinada à representação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE).
Os mais votados foram Carlos Gil Rodrigues e Diana Câmara, ambos com 44 votos, e Adriana Caribé, que recebeu 30 votos dos desembargadores. A escolha ocorreu durante sessão plenária do Tribunal, no Recife, e encerrou a etapa de votação interna do processo.
O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, levará ainda nesta segunda-feira a lista ao Palácio do Campo das Princesas, onde será entregue à governadora Raquel Lyra (PSD). A chefe do Executivo estadual será responsável por escolher, entre os três nomes, o novo integrante do Judiciário pernambucano que ocupará a vaga da OAB no Tribunal.
O Quinto Constitucional é um dispositivo previsto na Constituição Federal que garante à advocacia e ao Ministério Público participação na composição dos tribunais, fortalecendo a pluralidade e o equilíbrio nas decisões do Poder Judiciário.
