O transporte escolar de Toritama obteve o melhor índice de avaliação entre os municípios de Pernambuco, na Operação Escolar feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, realizada no último dia 27. A operação fiscalizou as condições de segurança dos veículos escolares que fazem o transporte escolar dos alunos das escolas públicas municipais, sendo motivada pela recorrência de acidentes de trânsito envolvendo ônibus escolares.
Toritama possui uma frota de 24 ônibus que transportam estudantes. Os veículos foram adquiridos novos, a partir do ano de 2017, todos equipados com ar condicionado e alguns com elevadores de acessibilidade para cadeirantes. Durante as visitas, os auditores avaliaram desde a documentação, como a idade e as condições dos veículos (faróis, lanternas, pneus, documentação dos veículos e dos motoristas, cintos de segurança, entre outros itens); se o modelo é adequado à finalidade; se o serviço é prestado com autorização do DETRAN/PE e se os condutores são devidamente habilitados para a função.
A operação do TCE-PE verificou em Toritama, que todos os veículos possuem selo de inspeção emitido pelo DETRAN, todos os condutores possuem autorização para a condução de escolar, todos os condutores apresentaram habilitação regular, nenhum veículo estava com pneus carecas, todos os veículos estavam com o tacógrafo regular e, dos quatro veículos inspecionados, apenas o cinto de segurança de uma poltrona necessitou de um reparo simples.

