O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou surpresa e insatisfação com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. A maioria da Primeira Turma do STF formou entendimento nesta quinta-feira (11), mas a sentença só deve ser conhecida nesta sexta-feira (12).
Segundo a agência Reuters, Trump falou sobre o caso enquanto deixava a Casa Branca rumo a Nova York, onde assistirá a um jogo de beisebol. O republicano afirmou que a condenação de Bolsonaro o surpreendeu e a comparou com os processos judiciais que ele próprio enfrenta nos Estados Unidos.
“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil”, declarou.
Trump não detalhou se pretende adotar sanções contra o Brasil após a condenação. Em julho, o republicano já havia enviado uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, medida que ele justificou, em parte, pelo que classificou como uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

