Vítima de intolerância de deputado petista, Sílvio Costa é destituído da vice-liderança da oposição

Mário Flávio - 26.05.2017 às 06:56h

Sílvio-Costa-foto-divulgação

O líder da minoria na Câmara Federal, deputado José Guimarães (PT-CE), destituiu o deputado pernambucano Sílvio Costa (PTdoB) de uma das vice-lideranças da Oposição.

Segundo Sílvio Costa, a destituição se deu após discordância, por parte dele, “das atitudes equivocadas e infantis da oposição”, que tentava obstruir os trabalhos da Câmara, quando o correto, disse ele, seria votar tudo que constasse da pauta.
Apesar da destituição, Sílvio Costa garantiu que continuará fazendo oposição “a este governo terminal do presidente Michel Temer”.

Sílvio Costa foi um dos principais aliados do PT no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e por causa disto estreitou suas relações políticas e pessoais com o ex-presidente Lula, com quem fala pelo telefone praticamente todas as semanas.

Após receber a notícia da destituição, Sílvio Costa gravou um áudio para ser enviado a todos os membros da bancada oposicionista.

Ele diz no áudio que não pode concordar com duas “atitudes equivocadas e pueris” da oposição, quais sejam: a invasão da mesa diretora na última quarta-feira (24) para tentar encerrar a sessão da Câmara dos Deputados, “na tapa”, e a obstrução da pauta, da qual constavam seis Medidas Provisórias que estavam na iminência de caducar, entre elas a que autoriza o saque de contas inativas do FGTS.

Costa, dirigindo-se diretamente a José Guimarães, diz o seguinte: se ele continuar liderando a oposição dessa forma “não vamos chegar a lugar nenhum” e atrapalhar o projeto presidencial de Lula para 2018.